sábado, 9 de maio de 2009

Que diabos fazem os roadies ?


Roadies são profissionais que vem ganhando cada vez mais espaço na cena musical brasileira. Tal atenção é resultado do recente surgimento de novas tecnologias de gravação e, principalmente, da possibilidade de distribuição de música pela internet, o que fez com que o rock e o pop mainstream brasileiro, desde 2000, assistisse ano a ano, a venda de discos despencarem, despertando assim a necessidade da realização de mais shows e turnês para manter a saúde financeira das bandas.
Paralelo a isso a internet também, na última década, fez com que as bandas independentes, antes relegadas ao underground, dessem um salto e ganhassem espaço, sendo cada vez mais solicitadas para shows em cidades diferentes do local onde se formaram. Essa demanda crescente por shows consequentemente leva à contratação de profissionais, os roadies, para cuidar da parte técnica das apresentações. E em sintonia com o aumento da demanda nos palcos tradicionais da música brasileira, outras vertentes musicais como concertos de musica clássica e as festas raves, de música eletrônica, também vem cada vez mais solicitando os trabalhos destes profissionais, que diferente do imaginário popular, que muitas vezes os classificam como simples carregadores de caixas, desempenham um trabalho muito mais complexo e fundamental na realização de um show.
Roadies são responsáveis por garantir o funcionamento adequado de toda a parte técnica de uma apresentação musical, como, por exemplo, a iluminação, o cenário, as inserções de imagem no telão, a qualidade do som, a afinação dos instrumentos, a substituição de equipamentos danificados durante o show e demais imprevistos que possam vir a prejudicar a apresentação da banda ou músico que estiver no palco.
Dessa maneira, alheio aos holofotes que caem sobre os músicos principais , os roadies formam uma espécie de retaguarda das bandas, uma base confiável, responsável desde a montagem do palco até a desmontagem do mesmo. São técnicos de som, de P.A.( Public Adress),de iluminação, de vídeo, luthiers e músicos , apaixonados por música, que em suma são os primeiros a chegar e os últimos a sair, e que muitas vezes carregam consigo o desejo de alcançar o sucesso das bandas que acompanham.

2 comentários:

Unknown disse...

é exatamente isso msm!!!

roadie gosta do que faz indepedendente da ralação.

pow gostei desse blog.

pq sou roadie e to sempre me atualizando e esse blog é perfeito.

valew obrigado pela atenção aos roadies!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

uma pergunta, uma locadora ou banda tem que registrar o roadie na carteira de trabalho ?